ANTECIPAÇÃO OU ADAPTAÇÃO?

Se eu pudesse resumir em uma palavra o gerenciamento de projetos tradicional, eu definiria como “Antecipação“, e no caso do gerenciamento ágil de projetos eu ficaria com a palavra “Adaptação“.

Bom, e o que isso quer dizer?

Uma das etapas mais importantes do gerenciamento de projetos tradicional é o planejamento, onde basicamente se faz previsões, estimativas, estudos sobre possíveis acontecimentos futuros, ou seja, busca-se Antecipar o que irá ocorrer nas outras etapas do projeto, e uma coisa é certa, o quanto mais correto e preciso for esta Antecipação, melhor será a execução e o controle do projeto.

Deixando claro que no gerenciamento de projetos tradicional também há adaptações, também há mudanças, sempre, porém o objetivo principal é planejar tudo de forma a estar preparado para as mudanças e adaptações quando elas ocorrerem. A idéia deste modelo de gerenciamento é nunca ser pego de surpresa.

Já no caso do gerenciamento ágil de projetos, a Adaptabilidade fala mais alto. A flexibilidade para se Adaptarrapidamente as mudanças diárias no projeto, e o formato mais enxuto do planejamento e do controle mais curto das execuções do projeto, favorecem as etapas de desenvolvimento, e privilegiam as equipes dinâmicas e abertas a Adaptações rápidas. A idéia deste modelo de gerenciamento não é prever tudo, é se adaptar rapidamente para corrigir rapidamente.

Não estou querendo dizer que na gestão ágil não há planejamento, ou que não há antecipações, há sim, porém quando se trabalha com gerenciamento ágil, se percebe rapidamente que o mais importante são os trabalhos concluídos, os produtos desenvolvidos, e os pacotes entregues, e para isso se planeja somente o necessário, antecipando e prevendo menos, porém agindo rápido, corrigindo os erros rapidamente e se Adaptando para evitar maiores desvios.

E o que é melhor então? Adaptação ou AntecipaçãoTradicional ou Ágil? É só lembrar da famosa frase “a união faz a força” assim como na imagem abaixo:

Para mim a resposta é simples, os dois juntos de forma complementar.

Pegando o exemplo da área de desenvolvimento de softwares, e usando o PMBOK® e o Scrum como modelo de gerenciamento tracicional e ágil respectivamente, os dois modelos se complementam muito bem e podem fazer um excelente trabalho juntos.

Na área de desenvolvimento de sistemas o PMBOK® funciona muito bem na iniciação do projeto, planejamento, comunicação, encerramento e controles de custo, cronograma, e também no apoio a trabalhos de análise, levantamento e gestão de requisitos, além de documentações necessárias para formalizar várias etapas do projeto. Aqui fica evidente a força do planejamento e da Antecipação do gerenciamento tradicional proporcionado pelo PMBOK®.

Chegando a etapa de desenvolvimento, ou seja, na execução propriamente dita onde a equipe coloca a mão na massa, o Scrum funciona de maneira perfeita, proporcionando aplicar o que foi planejado anteriormente, e permitindo uma rápida e eficiente Adaptação para que seja atingida as metas planejadas. A execução de um projeto de desenvolvimento de software casa perfeitamente com a proposta de agilidade do Scrum, onde a equipe apoia na micro gestão realizando um auto-gerenciamento, há micro-planejamentos diários com metas diárias, há gestão de riscos diários, e com isso os problemas, os imprevistos e as falhas no planejamento são identificados mais rapidamente e corrigidos o mais breve possível também.

Um projeto de software ao contrário do que muitos pensam, precisa de muito planejamento, porque há custos altos envolvidos, pessoas, equipamentos, prazos, negócios e diversos outros fatores, então é necessária a aplicação do gerenciamento tradicional, e ao mesmo tempo são ambientes de projeto que mudam muito rapidamente, e sofrem inumeras influências externas de forma inesperada e muitas vezes não planejadas, e precisam sofrer mudanças e adaptação tão rápidas quanto o surgimento das mesmas, e ainda garantir que o incialmente planejado seja cumprido, então o gerenciamento ágil também é necessário.

Pode paracer complicado, mas quando você coloca os pesos corretos em cada lado da balança, e aplica de forma segura as melhores qualidades de cada técnica, tudo fica mais fácil, mais claro e mais fluente.

Então a minha dica é esta, use a tradicional e ágil juntas, cada uma com a sua maior qualidade, atuando onde ela pode ser melhor aproveitada. É claro que há projetos que podem ser gerenciados apenas com a tradicional, e apenas com a ágil, eu não estou dizendo que isso é errado. Eu apenas estou dizendo que a combinação das duas é possívelé recomendada e pode trazer muitos benefícios. Elas não são inimigas ou contraditórias, elas são complementares.

Veja mais sobre PMBOK® e gerenciamento tradicional na área PMBOK® deste blog.

Veja mais sobre Scrum e gerenciamento ágil na área Scrum deste blog.