O SCRUMMASTER ATUANDO NA PRÁTICA

Quase todo mundo já ouviu falar em Sprint hoje em dia, com ou sem este nome. Também é comum se saber um pouco sobre Backlog, Planejamento da Sprint, Reunião Diária, e as cerimônias finais de revisão e retrospectiva.

Porém, como é possível saber se o Time as conhece, se as executa e principalmente se as aplica corretamente tirando os bons proveitos de cada uma? É exatamente neste momento que o Scrummaster deve aparecer. Todos os Time Scrum são porcos, incluindo o Scrummaster, e todos devem ser responsável pela entrega do produto do projeto, mas o Scrummaster tem algumas características a ser exploradas, vamos entendê-las.

Quando o Time Scrum está composto, ou armado de um Scrummaster experiente e bem preparado, muitos aspectos referentes à boa aplicação do Scrum se tornam mais fáceis ou mais simples de serem aplicados e de funcionarem, por que este é o papel mais indicado para realizar a orientação do Time, observar se todos estão inseridos nos conceitos ágeis e aplicando o conjunto de técnicas do Scrum de forma correta. Assim como por alertar o Time sobre desvios ou fugas dos conceitos ágeis, ou do mau uso do Scrum, caso o próprio Time não esteja vendo ou ainda não atingiu maturidade para ver sozinho.

Reuniões de planejamento da Sprint

Nas reuniões de planejamento, por exemplo, o Scrummaster deve garantir que as mesmas aconteçam com a frequência determinada e nos momentos corretos e esperados. Também é seu papel guiar o Time dentro do tempo restante da reunião para que o trabalho determinado seja concluído no tempo reservado, ou seja, que o Time-box seja atendido.

Outra função do Scrummaster é orientar o Product Owner a realizar o seu trabalho de suporte ao Time de Desenvolvimento, respondendo as perguntas de todos, contribuindo para o entendimento do backlog do produto e da Sprint, e não interferindo nos trabalhos do Time de Desenvolvimento.

Em relação ao Time de Desenvolvimento, o Scrummaster poderá orientar e guiar o grupo para que este por sua vez planeje, estime e defina o trabalho a ser terminado dentro da Sprint o mais assertivo e correto possível, respeitando também a Time-box desta cerimônia.

Perceba que são todas atividades que o próprio Time e/ou o próprio PO deve realizar por si, e cada vez melhor de acordo com o avanço do projeto, porém em times sem maturidade, o Scrummaster pode e deve contribuir mais fortemente.

Reuniões diárias

Nas reuniões diárias o Scrummaster tem a função importante de reunir o Time para todos os encontros, todos os dias e sempre no mesmo horário, além de observar e só interferir quando houver fuga do proposto pela reunião, ou quando o tempo de duração estiver se estendendo.

Esta cerimônia é caracterizada por três famosas perguntas que devem ser respondidas por todo Time ao longo desta reunião, que são:
• O que foi feito desde a última reunião diária?
• O que será realizado até a próxima reunião diária?
• Há algum impedimento para a realização das atividades?

Com base nestas três perguntas, o Scrummaster deve garantir que as reuniões diárias sejam realizadas com o propósito de responder estas questões, e não sobre o status de projeto, problemas e outras questões que possam ser pertinentes ao projeto, mas não ao objetivo desta cerimônia.

Lembrando que as interferências do Scrummaster, nesta reunião e nas outras, deve ser indireta, pois ele não participa dos trabalhos do Time. Sendo assim, o Scrummaster pode orientar e guiar o Time na direção correta, mas quem realmente faz acontecer é o Time. O único momento que o Scrummaster interfere diretamente é no registro do impedimento e no seu tratamento futuro.

As reuniões diárias devem durar apenas 15 minutos, assim como define uma das regras do Scrum. Esta é pode ser outra tarefa do Scrummaster: provocar o Time para que o mesmo realize tudo que é necessário dentro do tempo especificado, ou seja, respeitando mais uma vez o Time-box.

Reuniões de Revisão

Quando se fala em reunião de revisão, também conhecida como Sprint Review, o Scrummaster deve garantir e orientar o Time para que o propósito desta cerimônia seja realizado, tendo como objetivo principal a apresentação do produto pronto e com potencial de ser entregue ao Product Owner e/ou cliente.

Em contrapartida, também deve orientar que estes representantes do cliente repassem as suas impressões, aprovações ou reprovações ao Time.

Esta cerimônia é a mais importante quando se fala de inspeção e entrega, além do atendimento às necessidades do cliente e atendimento a requisitos de negócio e qualidade, que apesar de palavras mais usadas no gerenciamento tradicional, continuam sendo fortes e presentes no gerenciamento ágil.

Lembrando também que o tempo é importante e o Scrummaster contribui também para este controle nesta reunião, e mais uma vez ele é um dos responsáveis por manter o Time-box sob controle.

Reuniões de Retrospectiva

Na reunião de retrospectiva o Scrummaster tem um papel fundamental de orientar e provocar o Time, para que este use esta cerimônia com o melhor objetivo que ela pode oferecer, o de melhoria contínua e aprendizado para o próprio o Time, fazendo com este melhore a sua performance ao longo do tempo.

Para que o Time melhore, o mesmo precisa apontar os seus próprios problemas, sejam individuais ou coletivos, e corrigi-los nas próximas Sprints. Quando o Time fica em silêncio e não expõe seus problemas, seja por timidez, medo ou receio de ser mal interpretado, tudo vai por água abaixo, porque não há como melhorar o que não é exposto.

Assim, o Scrummaster pode contribuir ajudando a combater estes problemas dentro das reuniões de Retrospectiva, e provocar todos com o intuito de fazê-los entender que abrir a boca para relatar problemas, dificuldades e falhas próprias não irá gerar represarias ou demissões, e muito menos será mal visto pelo restante do Time; ao contrário, é um dos maiores sinais de maturidade e de crescimento individual e coletivo.

Orientando e removendo impedimentos

Como foi possível observar, uma das principais responsabilidades do Scrummaster é orientar o Time na execução correta do Scrum, realizando suas cerimônias dentro do fluxo Scrum e seguindo suas regras para que os objetivos sejam atingidos com a máxima produtividade possível pelo Time.

Outro objetivo fundamental de um Scrummaster é remover os impedimentos, ou problemas do Time na execução de suas tarefas e no trabalho a ser realizado, para entregar um produto pronto ao final da Sprint.

Esta tarefa pode parecer simples, mas muitas vezes não é executada por que o Scrummaster é despreparado ou nunca está presente nas cerimônias do Scrum. Este é um dos trabalhos mais importantes do Scrummaster, por isso vou falar dele com mais detalhes no próximo post desta série.

Fique de olho e volte em breve para conferir a continuação da série de posts que trata do papel do Scrummaster e suas responsabilidades.