SEJA FLEXÍVEL PARA NÃO QUEBRAR!

Em projetos precisamos ser flexíveis sempre, tanto quando somos o gerente de um projeto, quanto, quando somos membro de uma equipe gerenciada.

É muito importante atuarmos com postura gerencial e com pulso firme, cumprindo regras, acordos, planos, contratos e até combinações informações feitas por telefone ou e-mail. Em vários momentos devemos ser rígidos e até irredutíveis para evitar males irreversíveis para o nosso projeto e para o nosso time.

Em contrapartida, precisamos saber exatamente o momento de sermos flexíveis e nos adaptarmos rapidamente a situações imprevistas. Durante um projeto precisamos mudar planos, alterar as regras e até a nossa postura de acordo com a exigência de uma pessoa ou situação. Parece contraditório, mas não é, o importante é a dose e a reação a cada momento específico.

Vamos imaginar uma grande e imponente árvore. Seus galhos são firmes, fortes e rígidos o suficiente para aguentar suas folhas, seus frutos e até a presença de certos animais como pássaros, cobras, lagartos, macacos e até onças. No entanto, ao mesmo tempo são flexíveis o suficiente para balançar com o evento, jogar o excesso de água fora em grandes folhas e até resistir a animais um pouco mais pesados do que o habitual.

A árvore é a mesma em todos os momentos, porém seu tronco e seus galhos são flexíveis para não quebrar e são fortes o suficiente para aguentar certos pesos de sua existência, é assim que um gerente de projetos precisa buscar ser.

Um gerente não pode tratar todos os membros do seu time da mesma maneira, e muito menos todos os seus clientes com a mesma postura.

Existem aqueles profissionais que só funcionam na base da pressão e só assim conseguem atingir ótimos resultados, porém há outros que sob pressão não conseguem reagir, se perdem, se frustram e não cumprem as tarefas cobradas. Por outro lado, há aqueles profissionais que só funcionam se forem deixados totalmente a vontade, sem cobrança e com o seu próprio desafio pessoal, e também neste caso haverão aqueles que não fazem nada se forem deixados a vontade, e só vão descobrir que tinham metas a cumprir quando o prazo estourar e o gerente for cobrá-lo rispidamente.

Por isso o gerente precisa interpretar todos os integrantes do seu time individualmente, conhecê-los, e se adaptar a cada um deles, se moldando e tendo uma postura diferenciada para cada um. Com o sério, seja sério, com o brincalhão, seja brincalhão, com o tímido não o envergonhe, e com o extrovertido, controle-o mas não o corte, e com todos eles sejam um pouco de todos os outros na dose certa.

Há vários exemplos que podem ser citados, e o mesmo vale para os clientes. Há os clientes sérios e tradicionais onde devemos estar sempre de terno e gravata e quase não sorrir, há outros que podemos ir até de jeans discreto e elegante (mas nunca camiseta por favor), almoçar descontraidamente e até tomar uma cerveja ou um vinho profissionalmente (não passe dos limites nunca neste quesito).

O comportamento pode variar, então chegue sempre com cautela, receba sempre com calma e observe. Se você é muito extrovertido, segure, veja como as pessoas a sua volta agem e reagem, e depois de entender o ambiente se adapte ao formato deles para não gerar incômodo ou mal estar.

Lembre-se sempre que você é o chefe, mas as vezes é o subordinado, as vezes é o líder, e as vezes é o liderado, as vezes só olha e controla, e as vezes coloca a mão na massa, e se você souber aproveitar isso com flexibilidade aprenderá muito, e se tornará um líder e um profissional muito melhor, além de se tornar mais flexível e adaptável.

Exercite isso e não esqueça:

Se você for rígido demais poderá ser quebrado, se for flexível demais poderá gerar uma quebra, então trabalhe com a medida suficiente, e com doses controladas. O excesso sempre é maléfico, para menos normalmente gera falta de controle, e para mais geralmente gera sufocamento.