A Reunião Diária, também conhecida como Daily Scrum, Daily Meeting ou Stand-up Meeting é uma cerimônia realizada pelas equipes ágeis, cujo objetivo é sincronizar o time sobre as novidades e impedimentos ocorridos nas últimas horas. É feita em pé, normalmente em frente ao quadro de tarefas do time e possui duração máxima de 15 minutos.

Na Reunião Diária, basicamente, cada integrante do time irá responder de forma sucinta a 3 perguntas:

•      Em que eu trabalhei desde a última Reunião Diária?

•      Em que eu trabalharei até a Reunião Diária?

•      Há algum impedimento para dar continuidade ao trabalho?

Embora seja uma reunião breve e aparentemente simples é comum que se incorra em pequenos erros que podem comprometer a saúde e o propósito da reunião, selecionei aqui 9 deles. Não estão categorizados por ordem de importância. Dá uma olhada:

1.      Só um pouquinho, já vou, estou quase terminando uma coisinha aqui… O horário da reunião diária é “sagrado”, independentemente do que você estiver fazendo, pare. Do ponto de vista de cada um, sua atividade também é importante, por isso todos devem respeitar esse acordo e, diariamente, na hora marcada, parar para se reunir, ou constantemente haverá alguém fazendo o time esperar para iniciar a reunião.

2.      Hoje eu… Deixa eu lembrar… eu fiz uma atualização no… peraí… Ir despreparado para falar de suas atividades também pega super mal! Mesmo se for algo complexo, a dica é que alguns minutos antes da reunião você dê uma olhadinha no quadro e relembre, para ter condições de falar de forma clara e objetiva ao time. Ainda assim, se a memória não ajudar, anote!

3.      Esperar pelo ScrumMaster: o ScrumMaster é o facilitador da cerimônia, mas a Reunião Diária é do time, por isso é responsabilidade de todos que ela aconteça e não somente de um papel.

4.      Não respeitar quem está com o “dom da palavra”: “dom da palavra” é um objeto qualquer, que utilizamos para indicar quem está falando no momento. Durante a Reunião Diária, para outra pessoa falar, precisa receber o “dom da palavra” de quem está falando no momento. Isso estabelece regras à comunicação e permite que todos tenham voz e vez. Entretanto, se você interrompe quem está com o “dom da palavra” para falar “só uma coisinha rapidinho”, está fazendo isso errado, amigo! Espere a sua vez! É questão de bom senso!

5.      Viu o jogo ontem? Vi e você viu o quanto uma conversa paralela pode ser prejudicial no momento da Reunião Diária? Então que tal deixarmos esse bate-papo para o momento do café? Assim todo o time participa! : )

6.      Deixar baixar o espírito da prolixidade: “hoje eu cheguei aqui, aí eu subi a virtualização, aí eu tive que falar com a TI, aí eles não retornaram, aí eu pensei será que é porque esse modelo é o DX4567x? Será que devo falar com alguém? Aí eu…”

NÃO! Nós adoramos você, mas não queremos saber do seu dia, até porque nós já passamos o dia com você e só temos 15 minutos! : )

Então se você for um cara que gosta muito de falar, vamos deixar isso para o happy hour e na Reunião Diária, vamos focar em fiz, farei e estou/não estou impedido. Imagine um time com 7 pessoas prolixas em uma Reunião Diária? Adeus timebox!

7.      Dar satisfações ao Scrum Master, Product Owner ou Agile Coach: às vezes acontece que um desses papéis estando presente, integrantes do time, ao falar, acabem se dirigindo diretamente, fazendo uma espécie de passagem de status de suas atividades, passo a passo. Esse não é o objetivo da Reunião Diária, relembrando: fiz, farei e estou/não estou impedido. Além disso Scrum Master, Product Owner ou Agile Coachnão são chefes do time, ou seja, seus papéis não são hierarquicamente superiores aos demais integrantes da equipe, portanto, quem falar na Reunião Diária, deve falar para todos, de igual para igual. : )

8.       Peraí, deixa só eu responder esse whatsapp, rapidinho! O indicado é não levar telefone, tablete ou note para a Reunião Diária. Seu desafio é: você consegue sobreviver por 15 minutos sem checar nenhuma parafernália eletrônica? Se conseguir, parabéns, seu time agradece!

Isso me lembra um dia em que fui por 15 minutos ao café com meu amigo Fabio Cruz e ele esqueceu o telefone na bancada. Quando sentamos no café ele disse “Esqueci meu telefone! Não tenho nada para mexer! Deixa eu ficar usando o seu telefone?” hahaha

9.      Só mais um pouquinho… Não respeitar timebox é um problema que pode ter diversas causas… Algumas até já citadas acima: prolixidade, falta de foco, integrantes do time despreparado para falar das suas tarefas, trazer assuntos que vão além das 3 perguntas, como por exemplo, assuntos que deveriam ser tratados em uma reunião de Planejamento, de Refinamento, de Revisão ou de Retrospectiva, discutir problemas.. Identificando as situações e ajustando-as, com o tempo você vai perceber que 15 minutos é tempo de sobra para uma Reunião Diária!

Agora me conta, seu time faz um desses 9 itens nas Reuniões Diárias?