Mais um ano chega ao fim, mas eu prefiro olhar como mais um ano que se inicia e como mais uma oportunidade de fazer melhor.

O presente é o mais importante dos momentos da nossa vida, porque é o que podemos realizar, sentir, dar, receber e amar as pessoas, o trabalho e tudo que está ao nosso redor.

No entanto é preciso olhar para o que fizemos com visão critica para entendermos o que fizemos de bom ou de ruim, quais foram os sucessos e os fracassos e principalmente aprender com tudo isso e provocar melhorias para o futuro, futuro este que também precisamos dar uma espiada, uma planejada e uma perseguida em metas, realizações e objetivos.

Quando focamos só no passado nos tornamos depressivos, quando focamos só no futuro nos tornamos ansiosos, por isso precisamos focar mais no presente, refletir sobre o passado para aprender e olhar para o futuro para realizar e sonhar, tudo com equilíbrio para sermos mais felizes e termos mais sucesso.

Falando em sucesso, o que é o sucesso? Eu gosto da definição de que sucesso é um momento, é um estado de espírito e que estamos em um momento de sucesso quando nos sentimos bem com nós mesmos, com as pessoas que estão ao nosso redor, com os trabalhos que realizamos, com o conhecimento que adquirimos e principalmente pelo legado que deixamos.

Neste dia 30 de dezembro de 2016 me lembrei que há 6 anos escrevi meu primeiro post neste blog, intensifiquei meus estudos e pensava em ser um profissional respeitado, reconhecido, quem sabe ter um livro publicado um dia, algumas palestras realizadas e uma empresa para ajudar outras empresas a ser ainda melhores seria muito bom.

6 anos se passaram e de 2010 para cá eu já publiquei mais de 300 artigos neste blog, incluindo vídeos, podcasts e textos onde mais de 250 mil pessoas leram, ouviram ou viram minhas publicações. Foram mais de 1 dezena de publicações em revistas especializadas, 3 livros publicados com a Editora Brasport incluindo um best-seller e todos entre os 10 mais vendidos da editora, estando pelo menos 2 deles entre os 3 mais vendidos durante vários meses, computando mais de 4.000 exemplares vendidos, incluindo versão impressa e digital.

Ainda no mesmo período realizei mais de 50 palestras envolvendo assuntos contidos em meus livros, cases de sucesso, boas práticas de gestão, governança, transformação organizacional, Mindset, agilidade, melhoria de performance, desenvolvimento de produtos, sucessos e fracassos, entre outros temas relacionais que pude falar e trocar ideia pelos 4 cantos do Brasil, de norte a sul e de leste a oeste, passando por grandes eventos nacionais e internacionais e palestrando ao lado de grandes nomes do Brasil e do mundo, incluindo também palestras realizadas para empresas.

Realizei dezenas de treinamentos e workshops abertos para o público e também no modelo incompany, aqueles que realizamos internamente nas empresas onde apenas os funcionários e convidados participam. Foram mais de 1.000 pessoas treinadas nestes últimos 6 anos com mais de 95% de aprovação. Este sucesso se deu devido a apoios e parcerias que me ajudaram a viabilizar estes treinamentos e workshops e por isso deixo aqui o meu agradecimento aos parceiros que me ajudaram nestes números e mando um abraço aos amigos da VEC, B4 Soluções, Framework, EXIN, PMI-SC, PMI-PR, PMI-RS, PMI-SP, PMI-Rio, Brasport, InnovaDo, Plathanus e um grande e especial abraço ao meu parceiro e amigo Vitor Massari da Hiflex Consultoria, onde juntos realizamos mais de 10 vezes o nosso principal workshop, o Imersão Ágil.

 

Estudei muito, me capacitei, aprendi novas habilidades, me reciclei, desaprendi para aprender, fiz cursos, tirei certificações profissionais e me especializei mais em pessoas e em transformações culturais e organizacionais do que havia feito em toda a minha vida, e principalmente e especialmente, pude experimentar, errar, acertar e colocar em prática a maioria dos meus aprendizados, o que me fez acreditar ainda mais que aprender é o melhor dos caminhos e não se render ao conformismo de já saber, mas sim acreditar que nunca se saberá o suficiente é a maior virtude de uma pessoa e de um profissional.

Para completar com chave de ouro, prestei consultoria com foco em transformações organizacionais, implantação de agile e metodologias ágeis, coaching executivo e de negócios para dezenas de empresas brasileiras, de pequenas a grandes, onde aprendi muito e adquiri muita experiência que hoje levo para novos e atuais clientes, leitores e o público em geral.

Nada disso foi possível sem ajuda, sem amigos e parceiros, sem esforço, estudos, pesquisas e muita ralação, e é claro sem meus clientes nos quais deixo aqui o meu abraço sincero.

Não foi fácil, mas tenho certeza de uma coisa, não me arrependo de nada e apesar dos fracassos que também ocorreram nestes anos, eu não me arrependo de nenhum trabalho, de nenhum post, de nenhum vídeo, de nenhuma discussão, de nenhuma crítica, e até mesmo dos projetos não entregues, porque todas estas experiências foram importantes para o meu aprendizado contínuo e pela busca incansável por fazer melhor e ajudar as outras empresas e profissionais a encurtarem o caminho para um aumento de performance.

Agradeço em especial meu mentor Nelson Abu, conhecido por aí apenas por Abu, que é realmente um grande mestre e sempre que pode me orienta e me dá puxões de orelha para que eu veja algumas falhas que eu mesmo não estou vendo, e é claro a minha família que tem me apoiado e me dado grandes empurrões para continuar trilhando o caminho do empreendedorismo e da vida empresarial. Sem esquecer da minha esposa, que também é parte integrante da minha empresa, me ajuda muito e me ensina muito diariamente.

Ainda falando sobre família, tenho conseguido conciliar cada vez mais o trabalho com a família e curtir minha esposa, meus filhos e meus amigos. Só trabalhar e só ganhar dinheiro não basta e é frustrante, temos que nos divertir, viver, gastar parte do dinheiro que ganhamos e principalmente estar bem acompanhado para olhar para o lado, sorrir e ver que tem alguém sorrindo junto com você.

Deixo meu agradecimento e abraço apertado para todos os amigos que fiz nestes anos através dos trabalhos voluntários, dos eventos, das palestras, treinamentos, workshops e empresas que realizei algum trabalho, aos leitores do meu blog e aos leitores dos meus livros e a todos que pediram ou cederam uma foto comigo deixo meu muito obrigado.

Bom, esta foi apenas uma pequena reflexão sobre o passado, tive fracassos e sucessos como todos e estou refletindo para melhorar o futuro, e usando tudo que vivi, experimentei, testei, vi e senti para me preparar ainda mais para o que está por vir: O Futuro!

O que está por vir? O futuro 2017 e seus desafios, que hoje ainda é o futuro mas amanhã já será o presente, e mais precisamente daqui a menos de 5 horas estaremos vivendo este presente chamado 2017 e precisaremos ser ainda melhores que 2016 e termos a consciência que seremos piores que 2018 e que poderemos fazer sempre mais e melhor.

Para 2017 e para o meu futuro, eu busco metas mais ousadas, como dobrar todos os meus números apresentados acima, conquistar mais clientes, realizar mais palestras, facilitar mais treinamentos e workshops, ensinar o que eu puder e aprender tudo que for possível e contribuir para que mais empresas melhorem seus resultados e que mais profissionais se desenvolvam e alcancem o sucesso.

Para 2017 eu mantenho meu lema e as minhas missões. Missões? Sim, a minha empresa FabioCruz.com tem uma missão, e eu como pessoa também tenho a minha missão, e as duas são congruentes e caminham juntas, e por isso, só por isso, eu me considero um homem e um profissional de sucesso.

Meu lema: Não seja rígido ou você vai acabar quebrando!

Missão da Empresa FábioCruz.com: Melhorar o dia a dia das pessoas e de suas organizações desenvolvendo os profissionais e transformando as empresas em um lugar melhor com colaboradores e clientes mais felizes e satisfeitos.

Minha Missão Pessoal de Vida: Contribuir para que as pessoas sejam melhores para o mundo ao seu redor através de seus trabalhos e de sua vida profissional.

Um feliz 2017 para você e lembre-se que o sucesso está dentro de você e só você mesmo poderá alcançá-lo. Só você é o responsável pelo seu sucesso ou fracasso, não coloque a culpa de um ou de outro em terceiros, assuma você a responsabilidade, porque você é o que você acredita ser, e você pode ser o que quiser ser, basta se mover na direção certa.

Muito Obrigado!