O objetivo deste workshop é formar profissionais de negócio com foco em atuar como Product Owner, apresentando e permitindo a prática de um gerenciamento ágil de requisitos, permitindo identificar, priorizar, planejar, detalhar e acompanhar todos os trabalhos que envolvem a produção de requisitos para construção de produtos e serviços aplicando métodos e boas práticas ágeis.

O workshop Gerenciando Backlog e Produzindo Requisitos Ágeis é dividido em duas partes, a primeira sendo mais focada na teoria e no conhecimento de conceitos, princípios e valores ágeis na visão das pessoas de negócio, que darão base para todos os trabalhos de preparação dos requisitos e a sua transformação em produto através de modelos de desenvolvimento ágil. Ainda na primeira parte os participantes terão a oportunidade de entender como gerenciar seu Backlog e produzir requisitos ágeis com o uso de Kanban, Scrum e Minimum Viable Product (MVP).

A segunda parte do Workshop é: Praticar e colocar a mão na massa. Todos os participantes, divididos em times, realizam dinâmicas com o foco de trabalharem, experimentarem e praticarem as teorias apresentadas através das etapas de gerenciamento e produção de requisitos em ambientes ágeis. Trabalhos de identificação, seleção, priorização e detalhamento dos requisitos serão realizados com planejamento ágil de forma iterativa e incremental.

Os conceitos de planejamento ágil, combinados ao Scrum, Gestão a Vista, MVP e outras boas práticas de detalhamento iterativo e incremental de requisitos, contribuem para que o gerenciamento e produção de requisitos seja ágil e esteja em conformidade com o Manifesto Ágil e seus princípios, valores e conceitos.
O objetivo final deste workshop é ajudar na formação de pessoas de negócio, transformando-as em Product Owners (PO) com uma melhor visão estratégica e sistêmica da organização e seus produtos, maior foco no entendimento do valor do negócio e melhor seleção e priorização de requisitos com análise de ROI (Return Of Investiment).