Com o objetivo de nivelar o conhecimento em gerenciamento de projetos entre os participantes, a palestra PM4 Basic pode ter três focos distintos, onde é apresentado apenas 1 tema que pode der as boas práticas do Guia PMBOK, ou o gerenciamento ágil de projetos com Scrum ou o método de gestão do PRINCE2.

Um outro formato possível é a apresentação dos três temas juntos de forma mais resumida, porém dando a oportunidade de todos os presentes conhecerem um pouco mais sobre o Guia PMBOK, o Framework Scrum e o PRINCE2, e também suas diferenças, conflitos e pontos de união possíveis.

Sendo o formato 1, apenas um dos temas, ou o formato 2, com todos os temas, o conteúdo básico de cada uma das partes é a seguinte:

Parte 1 – Guia PMBOK 5ª Edição
Apresentar de forma resumida, e com o objetivo de nivelar o conhecimento dos presentes, as boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o Guia PMBOK.

O Guia PMBOK, uma publicação do PMI (Project Management Institute), é um guia de referência das melhores práticas de gerenciamento de projetos, abrangendo processos, técnicas e ferramentas de áreas como Tempo, Escopo, Custos, Qualidade, Aquisições, Comunicações, Risco, Recursos Humanos e Partes Interessadas.

O Guia PMBOK é uma referência para os profissionais de gerenciamento de projetos, incluindo os gerentes de portfólio, programas e projetos, além de servir de apoio fundamental aos assistentes e/ou analistas de projetos e aos integrantes de equipes de projetos.

Parte 2 – Scrum
Apresentar de forma resumida, e com o objetivo de nivelar o conhecimento dos presentes, o framework Scrum.

O Scrum é um conjunto de boas práticas para o gerenciamento ágil de projetos, especialmente direcionado para gerenciar a execução de projetos de construção de produtos de qualquer natureza.

Seu conjunto de regras, papéis e cerimônias mantém o foco da equipe na entrega de valor de um negócio ao cliente no menor tempo possível.

Parte 3 – PRINCE2
Apresentar de forma resumida, e com o objetivo de nivelar o conhecimento dos presentes, o método de gestão do PRINCE2.

O PRINCE2, ou Project In a Controlled Environment, ou em português Projetos em Ambiente Controlado, é um método de gerenciamento de projetos estruturado com base na experiência obtida com milhares de projetos. É adaptável a qualquer tipo ou tamanho de projeto e cobre seu ge­renciamento, controle e organização.

O PRINCE2 é extensivamente utilizado em mais de 150 países, em todas as regiões do mundo, em mais de 20 mil organizações.

Atualmente o número de profissionais que obtém qualificações PRINCE2 cresce em torno de 20% ao ano, em todo o mundo, inclusive no Brasil.

O PRINCE2 é publicado através do manual chamado “Gerenciando Projetos de Sucesso com o PRINCE2″, que é mantido pelo Departamento de Comércio do Governo, também conhecido pela sigla OGC.

________________________

Princípios por trás da PM4 Basic: Quanto mais aprendemos e adquirimos conhecimento, mais descobrimos que sabemos pouco e que precisamos continuar aprendendo e buscando mais conhecimento.

________________________

Benefícios

– Entender o que é e para que serve o gerenciamento de projetos
– Conhecer as boas práticas tradicionais do Guia PMBOK quinta edição e suas áreas de concentração
– Conhecer as práticas ágeis do Scrum e os ganhos de sua aplicação
– Ter fundamentos básicos para se aprofundar nos temas de gerenciamento de projetos de maior interesse

________________________

Público Alvo

Any … Qualquer pessoa interessada em saber mais sobre gerenciamento de projetos e como esta área de conhecimento pode ser útil em outras áreas de atuação profissional e até mesmo em projetos pessoais.

________________________

Entre em contato com o Time PM4N da FabioCruz.com e obtenha mais informações sobre a palestra PM4 Basic.