NÃO SEJA GERENCIADO, GERENCIE!

Umas das primeiras falhas cometidas pelos iniciantes no gerenciamento de projetos, é não controlar o projeto, mas sim, deixar ser controlado pelo projeto.

Isso acontece normalmente quando, pela inexperiência, o profissional não se atencipa aos acontecimentos do projeto, e não atua pro-ativamente na direção ou integração das atividades do projeto. O que costume acontecer é o gerente de projetos acreditar que tudo está bem, e ficar esperando os próximos acontecimentos do projeto ocorreram para que ele tome uma ação.

Esta espera pelo projeto se movimentar, normalmente gera graves problemas para o gerenciamento.  Com esta passividade o gerente não está preparado para os próximos passos dentro do controle do projeto, porque ele não sabe o que está para acontecer, e quando este fato inexperado acontece o GP é pego de surpresa e normalmente precisa tomar ações sem planejamento, de uma forma rápida e imprecisa criando inclusive novos problemas que se quer existiam.

Para não ser gerenciado por seus projetos, antecipe, isso mesmo. Esta é uma das principais palavras do gerenciamento de projetos. Se eu tivesse que definir o gerente de projetos em apenas uma palavra, esta seria a palavra: “Antecipação”. Portanto não espere que as coisas acontecem, se prepare para elas, planeje, antecipe os próximos passos de seu projeto, analise riscos, preveja respostas, avalie as alternativas, antecipe os problemas e calcule as possíveis soluções.

Com estas ações básicas você não será pego de surpresa em seu projeto e terá mais probabilidade de ter sucesso e atingir os objetivos do produto do seu projeto.

Se você, como estes caras ai em cima, já está disputando um cabo de guerra com o seu projeto, pare, observe, escute, peça opiniões especializadas e aja tomando a frente do seu projeto.

Lembre-se: Não é lutando e brigando com o seu projeto que ele irá ter sucesso, a forma mais segura para atingir este objetivo é gerenciando-o.