No último mês de julho os criadores e mantenedores do Scrum, Ken Schwaber e Jeff Sutherland, lançaram a nova versão 2016 do Guia do Scrum.

Pela terceira versão consecutiva eu tenho o prazer e a honra de participar da tradução oficial do Guia do Scrum do inglês para o português do Brasil e pela segunda vez com o apoio do colega de tradução Eduardo Sucena.

A nossa versão em PDF é a oficialmente distribuída pela Scrum.org e pode ser encontrada e baixada aqui no meu blog, clicando na imagem da capa abaixo, ou diretamente no site dos criadores em http://www.scrumguides.org/download.html.

Nesta última versão houve 1(uma) mudança que pode ser encontrada na página 5 do Guia, que se refere a inclusão dos Valores do Scrum.

Vale ressaltar que os valores do Scrum já eram praticados pelos agilistas há algum tempo e muitos, inclusive eu, já defendiam que para que o Scrum fosse corretamente aplicado e tivesse sua eficiência experimentada era preciso pensar e agir conforme estes valores. Felizmente o Guia do Scrum veio de encontro a este pensamento e publicou explicita e formalmente estes valores.

Valores do Scrum

Os valores do Scrum são 5 (cinco) e representam comportamentos e o que chamamos de Mindset ágil, que são:

Coragem: O Time Scrum precisa ter coragem para fazer a coisa certa e trabalhar em problemas difíceis.

Foco: Todos focam no trabalho da Sprint e nos objetivos do Time Scrum.

Comprometimento: As pessoas se comprometem pessoalmente em alcançar os objetivos do Time Scrum.

Respeito: Os membros do Time Scrum respeitam uns aos outros para serem pessoas capazes e independentes.

Abertura: O Time Scrum e seus Stakeholders concordam em estarem abertos a todo o trabalho e aos desafios com a execução dos trabalhos.

Quando os valores do Scrum são assumidos e vividos pelo Time Scrum, os pilares do Scrum de transparência, inspeção e adaptação tornam-se vivos e constroem a confiança de todos, e o sucesso do Scrum depende das pessoas se tornarem mais proficientes na vivência destes cinco valores.

Mais informações e detalhes sobre os Valores do Scrum clique aqui.

Para fazer download da mais nova versão 2016 do Guia do Scrum clique aqui ou na imagem abaixo.

guiascrum-grande