Guia PMO Ágil

O PMO Ágil é um framework dentro do qual pessoas podem monitorar múltiplos projetos de forma transparente, enquanto inspecionam e adaptam sua maneira de gerir, executar e monitorar entregas e realizações destes mesmos múltiplos projetos.

O PMO Ágil permite que realizações e entregas de vários projetos diferentes, com ou sem relação entre si, sejam acompanhadas e monitoradas através de um único Backlog permitindo a seleção, priorização e execução estratégica de entregas de acordo com metas e objetivos a serem atingidos. Este framework se adapta na maioria dos ambientes onde os múltiplos projetos são gerenciados e executados por uma, ou mais, equipes de projetos com integrantes compartilhados entre todos os projetos e suas realizações.

Porque PMO Ágil?

O conceito de PMO Ágil visa acelerar o processo de agilização de um PMO, criando ou transformando um PMO tradicional em um PMO ágil. O PMO Ágil busca respeitar os conceitos do já consolidado PMO, contribuindo para que este entenda mais rapidamente o movimento em direção a agilidade de toda a corporação e acelere tanto a transformação do PMO (tradicional) em um PMO Ágil, quanto a cultura organizacional (tradicional) em uma nova cultura ágil.

Um PMO só deve ser considerado ágil se entender, raciocinar, respeitar e incentivar princípios, valores, pensamentos e ações ágeis congruentes aos trabalhos dos times ágeis de desenvolvimento de produtos e serviços.

Por isso este é um framework para aplicar uma governança ágil e gerenciar estrategicamente múltiplos projetos e manter um monitoramento sútil e eficiente sob suas realizações seguindo valores, princípios e pensamentos ágeis. Este guia contém a definição do PMO Ágil que consiste em pilares, valores e princípios apoiados por papéis, eventos, artefatos e regras.