No final de 2015 tive o prazer e a honra de ser oficialmente o tradutor voluntário do Guia do Nexus de Ken Schwaber e Scrum.org do inglês para o Português/BR.

O Guia do Nexus está disponível oficialmente no site da Scrum.org no endereço https://www.scrum.org/Resources/The-Nexus-Guide/Downloads e também aqui no blog FabioCruz.com onde você pode fazer o download clicando diretamente no link abaixo, porém antes de baixar o Guia do Nexus vamos entender o que ele é para que ele serve.

[Guia do Nexus v1.1]

O Nexus

O Nexus é um framework para desenvolvimento e sustentação de iniciativas de desenvolvimento de produtos em escala, utilizando o Scrum como base.

O Nexus é um framework constituído de papéis, eventos, artefatos e técnicos para que múltiplos Times Scrum trabalhem juntos de forma organizada para criar um incremento de produto integrado.

De maneira bem sucinta podemos dizer que o Scrum é um framework para que um único Time Scrum crie seu produto de forma independente, já o Nexus é um framework para que múltiplos Times Scrum trabalhem em um mesmo incremento de produto de forma organizada e integrada.

Deste modo o Nexus é consistente com o Scrum, e quem já trabalha com Scrum sentira familiaridade na sua aplicação tendo como maior diferença os múltiplos times e a integração dos trabalhos para entregar um único incremento de produto integrado.

Papéis

Um novo papel foi inserido no Nexus, que é o Time de Integração do Nexus, que tem o objetivo de coordenar, treinar e supervisionar a aplicação do Nexus e a operação integrada do Scrum para atingir os resultados esperados.

O Nexus sugere o trabalho integrado de aproximadamente três a nove Times Scrum em um mesmo Backlog de Produto.

Artefatos

Todos os Times Scrum envolvidos com a produção de um incremento integrado trabalham em um mesmo Backlog de Produto, gerando além deste o Backlog da Sprint do Nexus que conterá os itens de Backlog a serem integrados, e de maneira já conhecida cada Time Scrum individualmente trabalha o seu Backlog da Sprint conforme definição do Scrum.

Eventos

Os eventos do Nexus são executados ao redor dos eventos definidos pelo Scrum, ou em alguns casos substituem o evento do Scrum, como na Reunião de Revisão, de modo que todos os eventos passem a atender tanto as necessidades de integração do Nexus quanto as necessidades individuais do Scrum.

O Fluxo do processo do Nexus

De maneira geral todos os trabalhos para atingir os objetivos do Nexus podem ser realizados por todos os membros dos Times Scrum, bem como do Time de Integração do Nexus, o fundamental é que as dependências sejam respeitadas.

Os Times Scrum podem selecionar os membros mais adequados para realizarem trabalhos específicos do Nexus, tais como:

  • Refinar o Backlog do Produto;
  • Planejar a Sprint do Nexus;
  • Desenvolver os incrementos integrados;
  • Realizar as Reuniões Diárias do Nexus;
  • Revisar a Sprint do Nexus;
  • Realizar a Retrospectiva do Nexus.

Bom, para quem já conhece o Scrum acredito que seja possível perceber várias nomenclaturas conhecidas, além de uma perceptível complementação e uma combinação de papéis, cerimônias e regras do Nexus com o Scrum.

A minha intenção neste post foi fazer apenas um resumo rápido do Nexus e apresentá-lo como um Framework de simples entendimento para o desenvolvimento escalado de produtos onde múltiplos times precisam trabalham no mesmo incremento de forma organizada e integrar os seus trabalhos ao final de períodos determinados.

Para que seja possível entender mais profundamente o Nexus e como ele poderá ser útil para você, te convido a leitura completa do Guia do Nexus clicando aqui, ou através do site oficial da Scrum.org.

Agradecimentos

Deixo aqui meu agradecimento especial a Ken Schwaber e a equipe da Scrum.org que nos permitiram realizar este tarbalho voluntário em prol da comunidade ágil Brasileira, e ao Eduardo Sucena que realizou a tradução do Guia do Nexus junto comigo.