Em outubro de 2017, o Guia do Scrum foi atualizado e eu tive o prazer e a honra de mais uma vez ser um dos tradutores oficiais da versão em português, junto com o meu camarada Eduardo Sucena. Nesta última versão importantes pontos foram inseridos no guia reforçando a efetividade do Scrum em produtos, serviços e gerenciamento de uma forma geral em diversas áreas, segmentos, indústrias e focos.

Na minha opinião esta atualização trouxe importantes contribuições para os praticantes, entusiastas e interessados no Scrum e seus benefícios. Trechos importantes foram adicionados ao Guia, trazendo mais empirismo ao conteúdo do Framework Scrum, fortalecendo quem já o utiliza, e fornecendo mais razões para quem ainda não aplicou e tem dúvidas em relação aos benefícios que podem ser obtidos.

Caso você queira ver em detalhes as alterações que foram inseridas, incluindo meus comentários sobre cada uma delas clique aqui ou acesse http://www.fabiocruz.com.br/conheca-mudancas-guiascrum2017.

Realmente o Scrum vem ganhando força com o passar dos anos e atualizações como esta reforçam esta afirmação.

Você pode baixar a nova versão em PDF gratuitamente clicando aqui ou acessando o endereço http://www.fabiocruz.com.br/2017-scrum-guide-ptbr-v1.

Caso prefira, baixe diretamente na página oficial do Scrum Guide no site da Scrum.org no seguinte endereço http://www.scrumguides.org/download.html

#beAgile #reMindset #doScrum