Depois de 2 anos e meio Ken Schwaber e a Scrum.org lançaram a atualização mais recente do Guia do Nexus, a versão 2018. Mais uma vez tive o prazer e a honra de ser o tradutor oficial do Guia do Nexus para a Scrum.org juntamente com o meu camarada Eduardo Sucena. Para quem não sabe, traduzimos os Guias da Scrum.org oficialmente desde de 2011 do inglês para o português do Brasil.

Nesta versão do Guia do Nexus 2018 várias mudanças foram realizadas, tanto para melhorar o entendimento de alguns conceitos, quanto para corrigir  e /ou adaptar alguns pontos que não estavam tão bons e evoluir para uma versão mais completa e mais consistente, com base no empirismo aplicado nos últimos anos. Os comentários contidos neste post são referentes a minha própria análise das mudanças realizadas entre a versão de 2015 e 2018, podendo ter mais, menos ou diferentes comentários dos que os encontrados oficialmente na Scrum.org, ou no próprio guia.

Caso você queira ver em detalhes as alterações que foram inseridas, incluindo meus comentários sobre cada uma delas clique aqui ou acesse http://www.fabiocruz.com.br/conheca-mudancas-guia-nexus2018.

Você pode baixar a nova versão em PDF gratuitamente clicando aqui ou acessando o endereço http://www.fabiocruz.com.br/nexusguide-2018-v1-0-portuguese-version

Caso prefira, baixe diretamente na página oficial do Nexus Guide no site da Scrum.org no seguinte endereço https://www.scrum.org/resources/nexus-guide

#beAgile #reMindset #doScrum #doNexus #scaleScrum