A gente brinca por ai que a gestão de projeto se aplica a tudo na vida, e muitos dizem que projeto é tudo que a gente faz que tenha um objetivo, um início e um fim … bom, eu acredito nisso e vou compartilhar com vocês algumas práticas de gestão de projetos que estou aplicando na minha vida, mais especificamente no meu projeto de perda de peso.

Eu gosto de chamar estas práticas de PM4Life = P M for Life = Project Management For Life, que em tradução livre ficaria Gerenciamento de Projetos para a sua vida.

Bom, vamos lá então saber como eu perdi em torno de 6kgs em pouco mais de 1 mês sem deixar de comer e nem de beber nada, e principalmente comendo e bebendo o que eu gosto. O post é um pouco longo, mas vale a pena.

Eu usei técnicas básicas de priorização por importância no meu backlog de alimentação, e você também pode fazer o mesmo.

Primeira coisa, faça uma lista de tudo que você gosta de comer e beber e não gostaria de ficar sem curtir estes prazeres na sua vida, sem se preocupar com a ordem neste momento.

A minha lista, ou backlog de comidas e bebidas favoritas, ficou assim:

  • Carne vermelha
  • Frango
  • Peixe
  • Porco
  • Pizza
  • Cerveja
  • Macarrão (Bolonhesa carregado de queijo ralado)
  • Vinho
  • Hamburger (Lanche completo)
  • Chocolate
  • Churrasco (com tudo que tem direito)
  • Danones
  • Feijoada
  • Pastel (principalmente calabresa e carne queijo)
  • Queijo (diversos)
  • Pão
  • Sorvete

Esta foi a minha primeira lista (backlog), pensando nas coisas que eu não tenho intenção nenhuma de ficar sem comer ou beber na minha vida.

Com esta lista, é preciso pensar o seguinte: Veja que quase não tem itens 100% saudáveis nesta lista, então a primeira dica é: NÃO POSSO COMER ESTES ITENS TODOS OS DIAS!

A segunda dica é: o que eu realmente quero comer ou beber e não tenho intenção de ficar sem mesmo? Responda isto montando uma lista de prioridades, do mais importante para o menos importante. Para ajudar, pense que o mais importante você terá que comer ou beber com menor frequência durante a semana, mas poderá curtir a vontade no dia certo.

O meu Backlog priorizado por importância, ou seja, a minha lista priorizada do que gosto de comer e beber  ficou assim:

  1. Cerveja (com ou sem amigos)
  2. Churrasco (com os amigos)
  3. Queijo
  4. Chocolate
  5. Pastel
  6. Pizza
  7. Hamburger
  8. Feijoada
  9. Carnes (boi, porco, frango e peixe)
  10. Sorvete
  11. Massas (Macarrão, nhoque, lasanha)

Agora sim, está mais com a minha cara, e se você esta seguindo as instruções deve estar olhando para a sua lista agora e pensando … putz que fome, que fome do que eu gosto de comer hehe.

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Bom, agora vem a parte mais difícil mas que fará toda a diferença e que precisa realmente ser seguida, focada e mantida diariamente.

Priorização é fundamental para atingir qualquer objetivo, pois se você trabalha na atividade errada na hora certa, ou na atividade certa na hora errada, você acaba com o seu tempo útil para fazer a atividade correta na hora correta e com isso preenche o tempo certo com coisas erradas, e isso gera atrasos, insatisfações, problemas e outras perdas que acabam com os projetos.

Na alimentação e no seu corpo é igualzinho. Se você come tudo que engorda e/ou faz mal todos os dias, pouco espaço vai sobrar para você curtir sem culpa e sem engordar ainda mais.

Um exemplo básico é, se fosse come pizza quase todo dia, pratos enormes de massa (macarrão, lasanha), carnes de tudo quanto é tipo, toma cerveja todo dia, pão, sanduíches pesados, doces várias vezes ao dia, você está saturando o seu corpo e enchendo ele de comidas certas nas horas erradas, e em alguns casos de comidas erradas nas horas certas que você ocupou errado.

Claro que o meu objetivo é emagrecer, e eu quero fazer isso sem deixar de comer ou beber o que gosto, então o foco principal é emagrecer e manter uma boa forma de maneira saudável, e não simplesmente comer e beber tudo.

Então, o mais importante para mim é emagrecer e também manter as coisas que eu gosto, por exemplo uma boa cerveja e um bom churrasco. Porém, não vou tomar cerveja e comer churrasco todos os dias, certo?

Veja que estes são os meus itens mais importantes e por isso estão no topo da minha lista priorizada, e quase como contradição, são os mais importantes e serão os que eu menos terei na minha dieta durante a semana de segunda a sexta. -> É aqui que está parte do GRANDE segredo de priorizar a dieta por importância.

Durante a semana comercial, vamos chamar assim os dias de segunda a sexta onde normalmente estamos focados em trabalho e estudo, a alimentação é mais reduzida e regrada, ou seja, os itens da minha lista de importância pouco aparecem, e quando aparecem a quantidade é bem reduzida.

Neste caso eu preciso de uma lista complementar de alimentos mais saudáveis, e este eu vou incluir na dieta da semana comercial para preparar o meu corpo para os dias mais prioritários onde as coisas que realmente gosto vão aparecer, ou seja, os sábados e domingos.

A minha lista de alimentos saudáveis são:

  • Saladas verdes
  • Saladas de legumes e tudo que for colorido
  • Iogurte natural ou com baixo de índice de gordura
  • Água – muita água
  • Arroz (de preferência integral)
  • Feijão

Uma lista que agrada um pouco mais as nutricionistas mas nem tanto as pessoas normais como nós hehe, porém para balancear as coisas e focar nas priorizações é preciso incluir estes itens saudáveis.

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Com as listas formadas, vamos ao dia-a-dia.

Durante a semana comercial eu como basicamente 6 vezes, sempre em pouca quantidade e algumas vezes uma unidade de um alimento qualquer.

O segundo segredo está em comer em pouca quantidade, por exemplo, quero comer feijoada, eu pego um pedaço de linguiça, um pedaço de costelinha, um pedaço de carne seca, um pouquinho de feijão, uma bisteca pequena e só. Não faço aquele prato gigante de “pedreiro”, lembrando que o “pedreiro” tem uma atividade física intensa então ele pode comer um prato gigante, assim como a galera da malhação.

Nestas 6 refeições, a maioria dos dias eu tenho na minha dieta o seguinte:

  1. Iogurte com baixa gordura (Grego Light)
  2. Barra de cereal ou 1 fruta leve (maça verde, ameixa, banana pequena …)
  3. Almoço com baixa concentração de carboidratos e com muita salada e alguma carne.
    1. Esta é uma refeição importante, onde eu posso comer quase tudo, porém em pouca quantidade de carbos e pouca quantidade de carne, e uma coisa de cada vez, ou seja, se quero comer uma costelinha de porco, pego apenas uma costelinha de porco, e não um bife, um frango, uma linguiça e uma costelinha de porco … sacou?
    2. Eu coloco meio prato de salada variada, com mais de tudo que eu encontrar de verde e branco, são os melhores para não reter líquido. Os coloridos em menor quantidade, mas também aparecem.
    3. Ocupo a metade do prato com salada, com isso só sobra a outra metade para os outros alimentos.
    4. NADA DE SAL ADICIONAL, apenas azeite de oliva extra virgem como tempero para a salada. Lembre-se que praticamente tudo que tem em restaurante já tem sal.
    5. Apenas 1 pedaço de carne, que alterno entre carne de boi, peixe, frango ou porco, linguiça e nunca mais de uma e nunca tipos diferentes. Algumas vezes pego 1 bife a milenesa, a parmegiana ou a cavalo, mas escolho o menor deles.
    6. O carboidrato não coloco todos os dias nesta refeição, só em alguns, onde coloco ou umas batatas pequenas OU um pouco de macarrão OU um pouco de arroz … veja, nunca mais de 1 carboidrato no mesmo prato.
  4. Lanche da tarde com uma barra de cereal ou uma fruta leve
  5. Para mim o Jantar é o maior trunfo de todos, pois para mim é o que mais faz diferença, por isso tiro qualquer coisa pesada e carboidrato do jantar, só como salada verde ou legumes verdes e carnes leves, mais nada.
  6. Para finalizar, tomo outro iogurte ou como outra fruta lá pelas 22 horas.

Os intervalos entre as refeições são de aproximadamente 2 horas, é outra dica importante, comer em pouca quantidade mais vezes ao dia. Veja que mesmo sem tempo, a gente consegue carregar uma fruta ou uma barra de cereal, então não vale aquela desculpa de que preciso comer um caminhão porque só paro na hora do almoço. Até porque se você não tem tempo para comer, a sua gestão de tempo está péssima e você precisa organizar melhor as suas atividades do dia.

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Pô, mas tá chato este cardápio ai hein! hehe, então veja só o que eu faço para deixar ele mais legal sem me privar de nada.

Tô afim de comer chocolate o que eu faço? Simples, não como junto com nenhuma refeição daquelas 6 listadas, eu troco uma delas (de preferência a 2 ou 4) pelo chocolate, ou seja, não aumento o meu consumo de calorias, eu substituo, então ao invés de comer uma fruta eu como uma barra pequena de chocolate. Também faço isso se quero comer um sorvete ou alguma outra guloseima, que também pode estar lá na refeição 6. A refeição 6 também é uma fuga para uma boa taça de vinho e alguns cubinhos de queijo para acompanhar, provolone, mussarela, gorgonzola, roquefort, camembert, brie … e por ai vai, só que lembre-se, poucas gramas e em cubinhos para acompanhar UMA taça de vinho e não a garrafa inteira.

Outra dica para quem toma bastante café como eu, é aprender a tomar café sem açúcar. No começo pode parecer ruim, sabe por que? Porque o açúcar é gostoso e você está acostumado a tomar açúcar e não café, você nem sequer sabe o gosto do café. Depois de alguns dias tomando café puro sem açúcar, você vai começar a sentir gosto de café de verdade e conseguir até diferenciar marcas e intensidade de café, e outra coisa boa acontece, você diminui naturalmente a quantidade de café tomado.

Bom, como a minha semana é muito intensa e trabalho muito, não tenho tempo de ficar tentando fugir disso ai, mesmo estando estressado ou ansioso. Estes são riscos importantes que podem nos tirar do foco, então precisamos gerenciar estes riscos, então cuidado com a ansiedade, se ela bater, tome água, um café sem açúcar ou espera até a refeição 2, 4 ou 6 para comer um pequeno chocolate ou uma bolinha de sorvete.

Falando em água, antes de qualquer uma destas refeições eu tomo um ou dois copos de água, ajuda a segurar o apetite feroz de encher o prato. Normalmente comemos em restaurantes a quilo onde os pratos são grandes e os nossos olhos também, então uma aguinha antes ajuda a segurar a gula.

Por fim, chegamos ao final de semana … e agora todos os itens da minha prioridade voltam a serem os mais importantes da minha vida.

No sábado e domingo tomo cerveja, como hamburger, pizza, pastéis, churrasco e tudo que eu tiver vontade, só que aqui tem outro segredo, em apenas uma das refeições GRANDES do dia eu faço isso, ou seja, no almoço ou no jantar, e não nas duas ok?

Então é simples, eu dou preferência para o almoço, porque terei o restante do dia para queimar aquelas calorias e ainda dormir tranquilo. Então mando para dentro um belo de um Hamburger Gourmet com algumas cervejas artesanais, ou uma bela costela suína, ou um churrasco completo … e depois volto as frutas e as vezes a noite nem janto, porque ainda estou cheio. As vezes ao invés de jantar eu tomo mais uma cerveja artesanal, que é praticamente um belo pão líquido. Aqui é outro exemplo de substituição e da prova de que não é a cerveja que engorda, mas sim os seus acompanhamentos.

Assim, vou seguindo, comendo tudo que gosto e bebendo tudo que tenho vontade, de forma balanceada e focada nas minhas priorizações pessoais de realizar o meu projeto pessoal de emagrecer, manter um peso saudável e agradável e ainda não deixar de sair para comer petiscos e tomar cerveja com os amigos. Sim! Também faço isso algumas vezes em happy hours durante a semana, neste caso alívio na comida durante o dia e curto  com os amigos a noite.

A dica final é que não precisamos fazer dietas radicais, não precisamos tirar alimentos da nossa vida e não precisamos nos tornarmos pessoas infelizes e chatas, pô, quem não come uma lasanha, uma coxinha, um chocolate e não toma uma cerveja é chata não é 🙂 … então, vamos priorizar o que realmente queremos e focar no nosso objetivo diariamente.

Lembre-se que quando os projetos atrasam ou estão com problemas sérios, tudo fica fora do controle e ações críticas precisam ser tomadas para reverter uma situação que saiu do controle e que algumas vezes não tem mais recuperação.

Se você manter o seu projeto sob controle diariamente, dificilmente algo sairá dos trilhos e causará um impacto muito grande, e impactos menores são mais fáceis, baratos e rápidos de serem revertidos. Com o nosso corpo e alimentação é a mesma coisa, se você comer pizza, chocolate e tomar chope todos os dias você chegará a um ponto onde será difícil controlar e manter um peso saudável, agora se você se controlar na maioria dos dias e dar uma fugidinha de vez em quando, tudo se manterá sob controle.

Uma boa semana a todos, e comam sim saladas, cereais, grãos integrais, frutas, mas para quem gosta não deixe a cerveja, o vinho, a pizza, a feijoada e o churrasco fora da sua vida, você será muito mais feliz, assim como eu.

Assim como a gestão de projetos, devemos combinar práticas, técnicas e boas ferramentas tradicionais e ágeis para obtermos sucesso, e na nossa vida pessoal com o nosso corpo, também.

Saúde!!!

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p.s. não estou considerando pessoas que tem problemas com alimentos específicos como glúten, açúcares, lactose e outros, e também não os casos de obesidade mórbida ou outras doenças que impactam diretamente na alimentação. Nestes casos o melhor é um bom acompanhamento médico e nutricional.