Olá pessoal! Eu como muitos de vocês estou na “vida ágil” já há algum tempo e gostaria de compartilhar algumas vivências. Imagino que, como eu, aqueles que optaram por seguir essa carreira já levaram algumas pauladas e alguns baldes de água fria.

Talvez nesse momento você esteja exclamando: “Caramba, achei que só acontecesse comigo!” Não! Você não está sozinho nessa!

O mercado está bastante aquecido para os Agile Coaches, porque as empresas clamam por mudanças, querem melhorar seus processos e práticas e isso nunca é simples. É preciso muito empenho, estudo e persistência. As tarefas de estruturar e fomentar diariamente a mudança podem se tornar pesadas para o time realizar sozinho. E é aí que entra o Agile Coach.

Mas afinal, por que o Agile Coach às vezes é encarado com certa hostilidade em uma organização?
A resposta é simples: ele irá mexer “na casa” das pessoas.

Para começar, o Agile Coach faz muitas perguntas, pois necessita entender como as coisas funcionam na empresa, a fim de iniciar o seu trabalho. Para isso, ele faz entrevistas, observa e caminha pelos corredores fazendo anotações. E é evidente que há quem não goste de responder perguntas sobre o que faz.

Outro fator é que ele será um indivíduo externo envolvido em decisões e cerimônias que até então eram só do time, o que o torna automaticamente um INTRUSO.

Por fim, ele irá propor mudanças. Mudanças sempre causam certo desconforto no início e exigem adaptação de todos nós.

Mas se você é Agile Coach, não perca as esperanças! Esse mal-estar não durará mais do que um ou dois sprints. Logo as pessoas começam a entender que você está ali para ajudar e não para avaliar o trabalho delas. Descobrem em você um ponto de apoio, alguém com quem elas podem sempre contar para encarar esse período de transição. Elas irão começar a ver os benefícios da adoção do novo modelo e a sentir na pele como é bom ser ágil! Elas descobrem que você é um bom camarada! E aí, meu amigo, vão sobrar convites para cafés, almoços, jantares, churrascos, chopes, etc. Seja legal com todos e aproveite!

Até a próxima!