O Coach é o profissional que acelera o resultado de seus Coachees (pessoa que passa pelo processo de Coach) através do desenvolvimento pessoal e profissional, melhoria contínua e gestão de pessoas. O foco do Coach é a pessoa e sua transformação interior para atingir objetivos e resultados esperados a partir de um método conhecido como Inner Game, ou jogo interior, que considera que o real oponente da pessoa é ela própria acompanhada de suas próprias limitações e fraquezas.

O Coach não é simplesmente um “treinador” como o Google Translator traduz. O termo Coach em países de língua inglesa é utilizado para treinador, mas é aquele de esportes de alta performance e que realiza grandes transformações em seus atletas fazendo-os obter grandes resultados e marcas.

Coaching é uma palavra que existe desde a idade média. Na época o profissional condutor de carruagens era chamado de cocheiro ou aquele que conduz o coche (carruagens), e os cocheiros eram os profissionais que conduziam os passageiros até o destino desejado.

O termo evoluiu para tutor que era o profissional que auxiliava estudantes na preparação de exames e testes, e futuramente evoluiu para coach sem perder o sentido de conduzir o passageiro até o seu destino desejado, porém o passageiro passou a ser uma pessoa que busca um objetivo, desejo ou meta a ser atingida na vida pessoal ou profissional.

Os Coaches que atuam com foco em atingir resultados e objetivos da vida pessoal são conhecidos como Life Coaches, os que focam na vida profissional ligado a carreira, evolução profissional e negócios são conhecidos como Business & Executive Coaches, e há outros mais específicos como Coaches de Carreira, Coach de Emagrecimento, entre outros em diversos nichos específicos.

O Coach atua diferente dos outros profissionais, pois não responde as perguntas e não fornece simplesmente as soluções de mão beijada. Através de perguntas e reflexões o Coach provoca o seu Coachee a encontrar suas próprias respostas, seguindo o conceito de que todos que tem um problema tem a solução do seu próprio problema dentro de si, apenas não enxergou ainda e o Coach dá um empurrão através de técnicas e ferramentas que combinam especialmente Coaching, Psicologia Positiva, Gestão de Pessoas, PNL (Programação Neuro Linguistica) e análise comportamental.

Uma característica importante do Coach é o não julgamento, e um comportamento de ouvir na essência e perguntar mais do que falar ou dar respostas.

 

A influência do Coaching em outras áreas

O Coach pode ser apenas um Coach e atuar no desenvolvimento de pessoas, ou ainda acumular as habilidades de treinador, consultor e mentor, de acordo com a sua experiência em áreas específicas e ser um profissional completo, conseguindo atuar em momentos diferentes com papéis diferentes para melhor impulsionar, contribuir e orientar seus coachees, clientes e empresas.

Na área de projetos, desenvolvimento de produtos e software existe um papel conhecido como Agile Coach, que difere de outros papéis como o Scrum Master e os próprios consultores e mentores, por focar também no indivíduo, afinal o Coach é um profissional que precisa acelerar o resultado e focar na transformação das pessoas, de forma individual ou coletiva, e não somente em processos e ferramentas.

Fábio Cruz pode ser o seu Coach de Carreira

Fábio Cruz atua como Agile Coaching em empresas brasileiras, implantando métodos ágeis e transformando culturas organizacionais e o comportamento das pessoas dentro da organização. No entanto a sua atuação como Coach não para por ai, e nos últimos anos vem se especializando também em Coaching para aprofundar sua atuação com as pessoas e suas empresas, além é claro de aumentar a sua própria performance profissional.

Fábio Cruz é formado em Self Profissional Coaching, Business & Executive Coaching, Coaching de Equipes e Grupos e Master Coaching pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, formado diretamente pelo José Roberto Marques um dos Coaches mais experientes e respeitados do Brasil, também conhecido como Zé Roberto.

Desde de 2016 Fábio Cruz vem atuando em processos de Coaching de Carreira, contribuindo para o aumento de performance e desempenho de profissionais, evolução e transição de carreira.

Os principais focos do Coaching de Carreira de Fábio Cruz são:

  • Preparação, formação e transição para as carreiras de:
    • Scrum Master
    • Agile Coach
    • Product Owner
    • Gerente de Projetos
    • Coach Profissional
  • Aumento de desempenho na auto-gestão ou auto-organização pessoal e profissional, incluindo gestão de tempo e tarefas

Todos os processos de Coaching podem evoluir para Mentoria devido a grande experiência profissional de Fábio Cruz nestas áreas.

Entre em contato com Fábio Cruz, inicie o seu processo de Coaching e mude o rumo da sua carreira e o patamar do seu sucesso profissional e pessoal!