Vejo muitas dúvidas serem levantadas sobre a certificação CAPM® (Certified Associated in Project Management), as suas diferenças em comparação com a PMP® (Project Management Professional), e outras vezes quais as vantagens ou desvantagens de uma ou de outra. Então resolvi falar um pouco sobre isso, e tentar contribuir com este assunto.
Bom, antes de mais nada, na minha opinião uma não é melhor que a outra, e principalmente a CAPM® não é inferior a PMP®, o que elas são é diferentes em abordagem e em foco.
O principal foco da certificação PMP® é credenciar gerentes de projetos no conhecimento e na aplicação de boas práticas no gerenciamento de projetos, sendo estas práticas reconhecidas pelo mercado nacional e internacional, descritas e sugeridas pelo Guia PMBOK®. Eu traduzo isso de duas maneiras relacionadas:
- A certificação PMP® é orientada a profissionais que já atuam no mercado de trabalho na função de gerentes de projeto, ou em outras funções relacionadas ao gerenciamento, e isso se dá através do credenciamento que o PMI realiza para permitir que os candidatos prestem o exame.
- A prova é além de complexa muito situacional, ou seja, uma grande parte das questões possui respostas que situam o gerente de projetos em experiências vivenciais, e não só em teorias, esperando sempre a tomada de decisão gerencial.
No caso da certificação CAPM®, o principal foco é credenciar membros de equipes de projeto no conhecimento e na aplicação das mesmas boas práticas descritas pelo Guia PMBOK®, porém, em outras funções diferentes do gerente de projetos, atividades estas que contribuem para a aplicação das práticas, e ajudam muito na eficiência e eficácia na execução do projeto.
Sendo que na CAPM®, não é necessário apresentar experiência em gerenciamento de projetos para a realização da certificação, e a prova não é situacional como a PMP®, ou seja, as perguntas não situam o profissional como gerente, e não focam em respostas gerenciais e decisórias. Neste caso a prova foca nos processos, ferramentas, técnicas, entradas e saídas descritas no guia, focando no conhecimento, e no possível uso de todos estes artefatos no dia-a-dia.
Em resumo, temos a certificação PMP® direcionada a gerentes de projeto já atuantes nesta área, e com uma prova que aborda principalmente decisões do dia-a-dia do gerente de projeto, como gerente de projeto.
Já a CAPM® é direcionado aos integrantes da equipe do projeto, que irão trabalhar em conjunto com o gerente de projetos, o ajudando a aplicar as boas práticas definidas, além de entender e falar a mesma linguagem do gerente e de outros que utilizam os mesmos padrões, no entanto sem a cobrança de decisões gerenciais.
Como conclusão mais simplista, a certificação PMP® é voltada para os profissionais que são gerentes de projetos, e pretendem atuar como tal, aplicando e disseminando as boas práticas do Guia PMBOK®. Já a CAPM®, é para os profissionais de qualquer área de atuação, e qualquer função, que querem conhecer as boas práticas do Guia PMBOK®, e até aplicá-las em seus projetos ou em seus trabalhos em outras áreas que necessitam de gerenciamento informal, mas que não são ou não pretendem ser gerentes de projeto. Neste último também pode ser o caso do profissional que não tem nenhuma experiência com gerenciamento de projetos, sendo então a CAPM® o primeiro passo, e futuramente após obter experiência com atividades gerenciais, dar o segundo passo e prestar a PMP®.
Antes de finalizar, gostaria de comentar sobre o conteúdo das provas, que várias vezes é mal interpretado também.
Para ambas as certificações o melhor conteúdo, mais completo e mais indicado é o Guia PMBOK®, porém as provas são diferentes, e apesar do conteúdo ser o mesmo, a forma de estudo e preparação pode ser um pouco diferente também. Como eu já mencionei a PMP® tem dezenas de questões situacionais, em que o candidato a certificação precisa pensar como gerente de projeto, e tomar decisões, já na CAPM®, isso não acontece, e o foco é apenas o entendimento correto dos grupos e processos descritos.
Lembro, que esta abordagem diferente da CAPM®, não a faz simplesmente mais fácil que a PMP®, são apenas ângulos diferentes de visualizar e aplicar o conteúdo. Por isso eu reforço, tenha em mente qual o seu objetivo profissional, e onde pretende aplicar os conhecimentos adquiridos com o Guia PMBOK®.
Por experiência própria, se você direcionar os seus estudos ao que realmente quer praticar, a sua conquista será muito mais saborizada, e você colherá frutos muito mais desenvolvidos.
Dica: Na área PMBOK® deste blog há um bom conteúdo para complementação dos estudos para a PMP® e CAPM®.
Suas explicações me ajudaram muito, Acabo de fazer o curso de Gerente de Projetos, mas pretendo continuar na Logistica…agregando os conhecimentos de gerenciamento de projetos..a certificação CAPM se adequa mais aos meus objetivos….obrigada pelo esclarecimento. Lucia
Olá Lucia, obrigado pelo retorno.
Pelo que você falou rapidamente, também concordo com você, se deseja apenas aprender mais sobre a área de gerenciamento e estar credenciada como conhecedora das boas práticas, mas continuar na sua área de origem e apenas aplicar estes conhecimentos na sua área, realmente a certificação mais indicada é a CAPM. Sucesso para você, e volte sempre!
Fábio quais seriam as diferenças entre CAPM e IPMA.
Olá Gustavo,
Não sou conhecedor a fundo da IPMA, mas vou tentar responder a sua pergunta.
A CAPM, como eu falei no artigo, é voltado para o conhecimento das áreas de gerenciamento de projetos, de acordo com as práticas do PMI publicadas no PMBOK Guide, e não é necessário que se tenha experiência em gerênciamento de projeto para tirar a certificação, além de que a CAPM tem só tem uma prova, e um nível.
Já a IPMA é um modelo baseado em competências, tendo vários níveis para avaliar o conhecimento tácito e explicito, de uma forma a verificar as competências técnicas, comportamentais e contextuais. Outra diferença é que a IPMA tem 4 certificações de níveis diferentes que avaliam as competências em gerenciamento de projetos. São elas:
IPMA – A – Diretor de projetos. O gerente precisa fazer uma espécie de monografia dos projetos que gerenciou, apresentar seu curriculum com vários anos de exeperiência, e ainda ter experiência com portfólio e programa.
IPMA – B – Gerente de projetos “Sênior”. O gerente também apresenta uma espécie de monografia dos seus projetos, e tem que ser competente para gerenciar projetos complexos sozinho.
IPMA – C – Gerente de projetos, mais equivalente ao PMP, sendo que o gerente pode gerenciar projetos menores, ou complexos com apoio. Faz uma prova e tem que apresentar uma monografia de seus projetos de uma forma mais simplificada.
IPMA – D – Participante em projetos, esta podemos comparar com a CAPM para entendimento. É realizada uma prova apenas para este caso.
A primeira certificação é a D, que pode ser comparada com a CAPM devido ao seu formato e objetivo, que é reconhecer o participante em projetos de acordo com o NCB (National Competence Baseline), que é uma espécie de PMBOK Guide para o IPMA.
Há mais informações sobre o IPMA no site do IPMA Brasil, https://sites.google.com/a/ipmabrasil.org/ipmabr/, talvez mais para frente eu escreva algo mais completo sobre o assunto. Também tenho interesse em me aprofundar mais no IPMA. Ao contrário do que alguns pensam, eu não a vejo como concorrente do PMI, mas sim como um complemento, e uma espécie de parceira nas boas práticas de gerenciamento de projetos.
Obrigado pela visita, e volte sempre.
Fábio, bom dia!
Gostaria de te perguntar se você acha indicado prestar o CAPM na minha situação:
– Jovem (23 anos)
– Pretendo ser GP futuramente
– Atualmente sou Consultor de TI
– Farei uma pós em gerenciamento de projetos
Vale a pena?
Abraço!
Olá Bruno,
Obrigado pela visita e pela confiança na minha opinião.
Bom eu acredito que é indicado sim. Principalmente por 2 fatores: Primeiro você é jovem, então deduzo que está iniciando ainda na carreira, e a CAPM pode dar uma base mais sólida para que você inicie já aplicando boas práticas, e adquira experiência de uma forma correta e direcionada. Segundo, pela sua afirmação que “pretende ser GP”, deduzo também que não possui ainda experiência com gerenciamento de projetos, então a PMP não é indicada por enquanto, e realmente a melhor saída é a CAPM. Tendo a CAPM, com certeza você se aproximará mais de GPs, e da gestão de projetos, acumulará experiência nos próximos anos, e poderá prestar a PMP, ou outra certificação que lhe agrade no futuro.
Abraços, e volte sempre.
Fábio Cruz
Obrigado pelo retorno!
Tenho uma experiência até que considerável, atuando em projetos e até mesmo conduzindo alguns projetos (ou sub-projetos), porém ainda sem todas as horas necessárias ao PMP.
Você acha interessante também a certificação do MS Project como base técnica?
Abraços!
Oálá Bruno,
Perfeito, se encaixa de qualquer maneira. Quanto a certificação do MS Project, eu acredito que é muito interessante sim, eu mesmo estou iniciando a preparação para me certificação na versão 2010. É uma das ferramentas mais utilizadas para o controle de cronogramas, então vale a pena sim. Há um podcast muito interessante sobre o Project no site do Ricardo Vargas, dá uma olhada em http://www.ricardo-vargas.com/pt/podcasts/mcts-project-2010/.
Abraços,
Fábio Cruz
Legal Fabio, boa sorte na prova!
Já há bons materiais pra estudar para o 2010? Tenho apenas para o 2007.
Se desejar entre em contato por email para trocarmos alguns materiais a respeito.
Abraço!
Olá Bruno,
Por enquanto estou iniciando os estudos com o livro do Ricardo Vargas, específico para o MS Project 2010. Vamos conversar mais e trocar materiais sobre isso.
Obrigado,
Fábio Cruz
Fabio, bom dia!
Hoje trabalho numa instituição fianceira numa área voltada a homologação de projetos em TI. tenho 30 anos e quero chegar a uma cargo de gerente de projetos.
Neste caso você aconselharia a CAPM ou o PMP?
Compensa iniciar meus estudos por base da 4ª edição do PMBOK e no fim do ano Estudar a 5ª edição? Quero prestar a prova no 1º trimeste de 2014.
Olá Leonardo, tudo bem?
Não entendi muito bem a sua real experiência em projetos, mesmo que seja como membro de equipes de projetos. No entanto, entendi que você não é gerente de projetos e nunca exerceu a função, então eu recomendo que você parte primeiro para a CAPM, aprenda as teorias, os conceitos e comece aplicar isso tudo em projetos reais, mesmo que atuando como integrante de equipes de projetos, para no futuro se tornar GP e pensar na PMP.
Se a sua intenção é fazer a prova apenas em 2014, já comece pela edição 5 para não ter que se preocupar com as diferenças entre elas. Como não conhece nenhuma das duas, então começar na 5 é mais prática. Porém, ainda não foi lançada a versão em português, então terá que começar a leitura em inglês ou esperar um pouco para já iniciar na versão em português.
Aqui no meu blog já tem um material bem legal sobre o Guia PMBOK versão 5, procure no menu superior e divirta-se com o material. Abraços!
Fábio, bom dia! Trabalho na área de redes há alguns anos, no entanto, meu objetivo é a área de gestão. Estou 7º semestre do curso de sistema de informação. Eu li o artigo, e vejo que certificação CAPM seria o ideal iniciar e adquirir conhecimento. Gostaria de sua opinião?
Att,
Márcio Lúcio
Olá Márcio, tudo bem?
Com certeza meu caro. Começar com o CAPM seria o mais interessante para você conhecer a teoria do gerenciamento de projetos e na sequência buscar uma vaga em equipes de projetos, e começar colocar em prática o aprendido durante os estudos e a certificação CAPM. Após alguns anos de prática, com base no CAPM e nos trabalhos em equipes de projeto, pode pensar na PMP se realmente for o teu objetivo.
Grande Abraço,
Fábio Cruz
Prezado,
Iniciei no PMI como CAPM para aprender os conceitos e após isto irei fazer o fazer o exame para PMP.
No momento comecei a ler sobre o SCRUM MASTER ,você avalia como uma boa certificação de apoio para mim,ou é melhor seguir para a certificação PMI-AGILE?
Olá Eduardo, obrigado pela visita e participação.
Os conceitos ágeis aprendidos no Scrum vão contribuir bastante para os estudos do PMI-ACP. O PMI-ACP é bem mais abrangente que o Scrummaster, então o caminho está bem traçado se fizer primeiro o Scrummaster e depois o PMI-ACP, é uma sequência mais natural e vai contribuir bastante para o seu desenvolvimento.
Grande abraço!
no caso pode ser PSP da scrum.org ou CSM ?
Já tenho o tempo acumulado para PMP e PMI-ACP,mas estou aguardando um tempo para fazer uma revisão para edição Nº 5 OU talvez o preparatório para ágile,após isto deveria seguir para fazer a prova para PMP ou devo fazer PMI-ACP já que minha área é gerenciamento de projetos mecânicos
Bom dia Fábio, tudo bem?
Gostei muito do esclarecimento, apesar de já ser uma postagem mais antiga, o tema é recente, então gostaria de te fazer uma pergunta.
Quero fazer a certificação CAPM, e quero saber qual o melhor livro que você indica para eu estudar, o melhor livro atualmente que prepara especificamente para a certificação do CAPM?
Desde já,
Muito Obrigada!
Olá Bia, o melhor livro na minha opinião continua sendo o próprio Guia PMBOK 5a edição. Há livros complementares, mas o mais completo e o que possui todo o conteúdo da forma com que o próprio PMI irá cobrar no teste, é o próprio Guia PMBOK.
Bom dia Fábio,
Eu Gostaria de saber Qual é a faixa salarial de quem tem o certificado CAPM ?
Olá João Flávio, é bem difícil padronizar faixa salarial de gerente de projetos e de cargos relacionados ao gerenciamento de projetos e suas certificações. O principal motivo é que certificações são complementares a formação base e as experiências do profissional, sendo que a formação base pode ter origem em TI, engenharia, gestão, entre outras, e as experiências também podem variar muito dependendo da área e do foco de atuação. Outro ponto que influencia muito é a região do Brasil, desta forma as variáveis, formação, experiência, área de atuação, certificações e região combinadas podem levar a faixa salarial de R$ 1.000,00 a R$ 30.000,00 (como já vi em pesquisas por ai). Lembrando também que a profissão de GP não é reconhecida, então normalmente o GP (e cargos relacionados) acompanham a área fim, por exemplo TI ou engenharia.
Boa tarde Fábio Cruz.
Pois bem tenho algumas dúvidas e queria se possível saná-las contigo. Meu nome é Kaique tenho 23anos recém formado em Engenharia Mecânica e pretendo fazer uma Pós em Gestão de Projetos, mais pelo que procurei o que mais encontro é MBA em gestão de projetos, e pelo que li também, geralmente o MBA é indicado a pessoas que já possuem experiencia na área, que esteja atuando nela, e eu nao trabalho na área e meu contato maior foi apenas na graduação. Alguma sugestão?
Desde já grato pela atenção.