Estas duas semanas foram bem intensas e especiais. Nada muito diferente das últimas 288 semanas em que atuo com consultoria, treinamentos, workshops e transformações organizacionais através de métodos ágeis. Porém, estas duas últimas me deu vontade de contar para vocês a intensidade dos trabalhos e realizações que completei.

Dia 1 e 2

Bom, vou começar em uma quinta feira, onde viajei de madrugada para visitar um dos meus clientes em Joinville/SC e passei 2 dias realizando alguns trabalhos de consultoria Agile Coaching, onde acompanhei e facilitei duas Guildas, sendo uma de PO e uma de SM, na quinta feira, além de uma cerimônia de review e uma de retrospectiva de um Time Scrum, e uma Sprint Planning de um outro Time Scrum na sexta feira. Para finalizar planejamos os trabalhos de Agile Coaching das próximas semanas.

Dia 3

Voltei para casa na sexta a noite, e no sábado de manhã planejei um treinamento de Scrum que seria realizado na segunda e terça feira. Neste dia também escrevi algumas linhas do meu próximo livro.

Dia 4 e 5

Segunda e Terça apliquei um treinamento de Scrum e Gestão Ágil de projetos e desenvolvimento de produtos para um grupo de um novo cliente em Florianópolis/SC, foram 16 horas de workshop com teorias, cases e dinâmicas para um time de profissionais com vários perfis, incluindo gerentes, analistas, DBAs, desenvolvedores e técnicos de infraestrutura. Nos dias começamos as 8:30 e fomos até as 18:00. O resultado das dinâmicas e do comprometimento dos participantes está na foto abaixo.

Dia 6

Na quarta retornei bem cedo a Joinville/SC para acompanhar uma sessão de Kaizen (cerimônia e ações de melhoria contínua) de um Time Scrum, além de uma Release Planning de um outro Time Scrum. Voltei para Floripa no mesmo dia a noite, e no ônibus aproveitei para escrever algumas páginas do meu novo livro.

Dia 7, 8 e 9

Na quinta feira pela manhã organizei os conteúdos e finalizei a minha palestra para o evento Ágil & Tal da Caixa que seria realizado em Brasília no dia seguinte. Sai de casa as 14hs para pegar um voo para Brasília. Cheguei em Brasília na parte da tarde, mexi um pouco na minha palestra, porque no avião tive várias ideias rs. Na quinta a noite tivemos um Happy Hour pré evento com o pessoal da organização do evento Ágil & Tal da Caixa, do PMI-DF e mais alguns amigos. Fomos para o hotel, mas antes ficamos mais algumas horas conversando no bar do lado hotel, eu, Vitor Massari, Edu Freire e André Vidhal, muitas ideias sobre novos negócios, workshops, trabalhos e inspirações. Cheguei no hotel e fui mexer mais nas palestras, a galera me deixou com várias ideias e fui dormir quase 3 da manhã kkk.

Sexta feira logo cedo, fui para a Caixa, tivemos uma palestra e um painel de debates na parte de manhã com os dirigentes nacionais da Caixa, e logo depois do almoço mais uma palestra e mais um painel de debates com aproximadamente 400 profissionais da Caixa. Foi um evento fantástico. Caso queira ler mais sobre este evento, leia o post que fiz especialmente para o evento Ágil & Tal clicando aqui. Sexta a noite, após o evento, tive mais um Happy Hour com Vitor Massari e André Vidhal, onde discutimos o evento que passou e futuros eventos e negócios. Foi muito bom, cerveja gelada, companhia de primeira, e papos muito inspiradores.

Voltei para casa sábado perto do meio dia, descansei quase o dia todo. Uma parte do descanso foi escrevendo algumas linhas do meu novo livro.

Dia 10, 11 e 12

Domingo trabalhei na preparação do conteúdo de um curso que rodaria na segunda e terça. Domingo a noite viajei para Lages/SC, para já estar na cidade para os treinamentos dos dois próximos dias.

Segunda e terça, realizei um treinamento de fundamentos de gerenciamento de projetos para equipes de projetos, focando em Guia PMBOK, PRINCE2 e a influência da agilidade no gerenciamento de projetos tradicional, que está cada vez mais deixando de ser tradicional e se transformando em ágil. Foram 2 turmas com oito horas cada uma, sendo que já havíamos realizado as primeiras oito horas de cada turma a 2 semanas. O meu cliente fez até um post no blog deles falando sobre o treinamento, clique aqui e veja você mesmo.

Na noite de terça para quarta descansei escrevendo alguns capítulos do meu novo livro.

Na quarta feira, realizei uma reunião de planejamento e alinhamento dos próximos trabalhos de consultoria e agile coaching para o próximo trimestre. Falamos sobre novos treinamentos, workshops, facilitações e acompanhamentos de Times Scrum e Kanban que já estão rodando e foram tombados no último mês.

Dia 13, 14 e 15

Na quinta feira organizei os materiais e os conteúdos para mais uma edição do Imersão Ágil, que desta vez seria rodado na cidade de Campinas/SP. Na quarta mesmo viajei para Campinas e a noite estava descansando na cidade e me preparando para mais uma imersão. Aproveitei o voo para escrever algumas linhas do meu novo livro.

Na sexta feira, cheguei as 7:30 na TOTVS Unidade do Interior Paulista, o local escolhido em parceria com a TOTVS e a Vega Consulting, para realização do Imersão Ágil. As 8 horas em ponto começamos o evento, com quase 50 participantes, foi uma das maiores e mais entusiasmadas turmas que tivemos, fomos até as 20:20, ninguém foi embora antes do final, todos estavam imersos no conteúdo, participando das discussões, comprometidos com as dinâmicas e querendo vencer o desafio do nosso primeiro dia. Sai quase 21hs e fui descansar na casa do meu cunhado em Indaiatuba, uma cidade que faz fronteira com Campinas e fica a 15 minutos do aeroporto de Viracopos. Passei o sábado com eles, e voltei a noite para casa.

Olhem a galera que estava presente no treinamento. Foi muito Top, um dos melhores eventos da família Imersão Ágil que mais uma vez foi realizado com o meu amigo e parceiro Vitor Massari.

Dia 16 …

Fechando o período contido neste post, chega o domingo, e eu estou aqui escrevendo. Primeiro foram alguns capítulos do meu novo livro, e agora este post para compartilhar com vocês como é a rotina de um consultor que trabalha com Agile Coaching, facilita Workshops, realiza palestras e curti ser autor de livros técnicos.

Viajar e estar com os clientes pessoalmente faz parte do meu trabalho a aproximadamente 25 anos. Nunca fez tanto sentido Colaborar com o Cliente mais que Negociar Contratos e Acordos, e é por isso que gosto do que eu faço. Eu escolhi de verdade trabalhar com isso, e fazer os trabalhos que faço. A foto abaixo inclusive, é em homenagem a um amigo que me deu esta camiseta, por saber o quanto isso significa para mim. Valeu Rogério Roberto pelo presente.

Acompanhamento

Abaixo tem um print do meu Burndown após alguns dias de trabalho. Minhas Sprints são semanais, então este Burndown representa a primeira semana. Eu printei para levar em um dos treinamentos, por isso estava antes do término da Sprint, mas dá para ver o avanço e progresso dos trabalhos em direção ao objetivo da Sprint, e como você viu no relato acima, todas as realizações foram completadas. Eu utilizo o Jira como ferramenta de gestão para os meus trabalhos e para monitoramento do progresso das minhas realizações uso a visualização do kanban da Sprint e o Burndown.

Estudos e a paixão por escrever

No meio de todas estas realizações, preciso continuar estudando para me reciclar e me capacitar, então sempre busco aproveitar o tempo dentro de ônibus e aviões para ler ou escrever. Geralmente são de 2 a 6 horas por deslocamento, então dá para ler bastante ou escrever alguns capítulos de um novo livro, ou alguns posts como este. Abaixo tem um dos livros que estou lendo agora, o Agile Think Canvas do meu camarada André Vidhal, que tive o prazer de fazer um dos prefácios, e eu mesmo autografando alguns dos meus livros no evento Imersão Ágil de Campinas/SP.

Ah, E a Vida pessoal de um consultor que viaja pelo Brasil?

Ah, é claro que existe vida pessoal, você pensou que não? Se não existisse é porque tudo que a gente fala sobre Agilidade não funciona e não faz sentido. Por que a família também é um time que precisa estar unido, focado e comprometido com objetivos comuns, e precisam estar satisfeitos com o seu próprio time (família) e com os benefícios recebidos e alcançados.

Por isso, todos os dias que estou em casa procuro fazer algo com os meus filhos e com a minha esposa, principalmente nos finais de semana. No meu tempo de descanso aproveitamos para ver filmes e séries juntos, passear, fazer um churrasquinho, comer fora, visitar amigos, enfim tudo que qualquer família faz 🙂 … então só para registrar, a seguir tem uma foto que tirei com meus filhotes depois de vermos um filme, e de um almoço com a minha esposa em um dos dias que estava com cliente em Floripa.

Bom! Agora vou terminar por aqui para me preparar para mais uma semana semelhante a estas ai. Abraços e boa semana para você!