Eu estava um dia no computador procurando alguns materiais de estudo quando vejo alguém me chamando no messenger do Facebook. Quando fui ver quem era, vi que era o João Gama, presidente do PMI-SP. Começamos a conversar e para a minha surpresa ele disse que estava lendo meu livro “Scrum e PMBOK unidos no gerenciamento de projetos” durante uma viagem de avião, e que além de estar gostando, sentiu vontade de me chamar para dividir uma palestra com ele no 13° Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos de São Paulo.

Foi uma enorme honra para mim ouvir aquilo, primeiro pelo João estar lendo meu livro e o material estar agradando a ele, principalmente por ele ser um dos profissionais que mais conhece e tem experiência a respeito do mundo ágil, um dos pioneiros nas práticas ágeis no Brasil, e o primeiro certificado PMI-ACP do Brasil. Segundo, pelo convite para dividir “o palco” com ele.

Realmente foi uma ótima e gratificante surpresa e por isso antes de continuar, deixo aqui o meu agradecimento especial a um profissional que eu respeito muito. João Gama, muito obrigado pela oportunidade de participar do 13SIGP ao seu lado.

13SIGP-2

João Gama a esquerda (presidente do PMI-SP), e Fábio Cruz(eu) a direita (vice-presidente de comunicações do PMI-SC) falando sobre agilidade no 13SIGP

Bom, como era de se esperar depois de um convite deste, o evento foi um sucesso, tanto para nós quanto para todos que estiveram por lá.

O Ágil e o PMI
João Gama Neto e Fábio Cruz

Na foto acima, somos eu (a direita) e o João Gama a esquerda, em um formato totalmente diferente para nós. Não foi uma palestra comum com slides e monólogos, foi uma conversa aberta e bem direta com o público presente.

Nos sentamos em grandes poltronas, de uma forma descontraída e começamos a conversar, fazer perguntas e responder questionamentos dos presentes, que deviam ser em torno de 100 profissionais, incluindo ilustres personalidades do gerenciamento de projetos nacional como o prof Farhad, que participou ativamente do nosso bate papo.

Falamos com o público a respeito da agilidade e do PMI, e de muitos exemplos da agilidade do Guia PMBOK® e de como ferramentas, práticas e técnicas ágeis podem deixar ainda mais ágil o Guia PMBOK®.

Com esta abordagem diferente de bate papo, conseguimos manter a atenção do público, e melhor, a participação de vários dos presentes nesta gostosa discussão sobre o Ágil e o PMI que durou em torno de 1 hora, e que nos mostrou que podemos inovar inclusive na forma de se comunicar e de interagir com uma plateia de profissionais que está ali justamente para aprender com a gente e também para nos ensinar muito a respeito do que também queremos aprender.

Nada melhor que uma boa conversa para conseguirmos estas duas coisas não acha?

Assim foi a minha prazerosa participação no 13° Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos de São Paulo, na qual eu espero ter conseguido levar a mesma satisfação para o meu amigo João e para todos os presentes naquela noite.

13SIGP

Fábio Cruz(eu) falando sobre agilidade no 13SIGP

Gestão do Tempo
Christian Barbosa

Normalmente eu relato várias palestras dos eventos que participo, mas infelizmente no caso do 13SIGP não foi possível, porque eu cheguei correndo, dei a minha palestra e sai correndo, hehe, literalmente. Por isso não pude ver quase nada e não deixarei nenhum comentário sobre outras palestras além da minha desta vez, e da única que vi inteira, a do Christian Barbosa, também conhecido como “O senhor do tempo”.

Christian nos contou um pouco da sua vida e da sua rápida ascensão profissional que o levou ao topo, mas que também o tirou uma coisa muito importante e que buscamos muito nos dias atuais, a qualidade de vida. Por isso, como ele mesmo disse, ele chegou ao topo e depois descobriu que não tinha nem saúde, nem qualidade de vida e nem muito menos o que o deixaria equilibrado e satisfeito por completo … e é ai que a palestra do Senhor do Tempo fica mais interessante e motivadora, quando ele conta como conseguir o equilíbrio que é descrito em seus livros, especialmente na Tríade do Tempo.

A maneira como ele aborda os temas de gerenciamento de tempo e de equilíbrio entre a vida profissional, pessoal, relacionamentos e resultados em todas as áreas da vida é muito interessante, tanto que eu comprei o seu livro chamado “Equilíbrio e Resultado”, e estou gostando muito.

Não vou contar muito para não revelar o conteúdo super interessante da palestra do Christian, mas deixo aqui a minha recomendação para quem puder assisti-lo falando sobre a gestão do tempo, que o faça, pois eu arrisco dizer que a chance de arrependimento é zero.

Bom, então é isso pessoal, como dizia o gaguinho: “Tha tha tha that´s all …. fol fol folks!” 🙂

Deixo aqui mais uma vez o agradecimento a toda diretoria e voluntários do PMI-SP que me receberam muito bem, em especial o João, o Sales, o Sérgio, o Farhad e o Angelo Pinto que depois do evento me levaram para um divertido networking e happy hour em um agradável buteco paulista.

Termino dizendo que esperamos repetir este formato de palestra em outros locais por ai e em outros eventos ligados ao tema. Quem sabe o próximo será perto de você? Fique ligado!